LIXA BIKE TOUR - Cidade da Lixa - 10.Julho.2022 - REGULAMENTO

O Lixa Bike Tour é, este ano, organizado pela KNULL, S.A., NIPC 514 954 671, sociedade anónima de organização de eventos, com sede na cidade da Lixa, contando com o apoio das associações, Cooplixa, cooperativa do bordado da Lixa, ACC Lixa e Airães a Pedalar, propondo-se integrar as iniciativas comemorativas dos 27 anos de elevação da Lixa à categoria de Cidade. O Lixa Bike Tour destina-se a cicloturistas e utilizadores de bicicleta, masculinos e femininos, maiores e menores com pelo menos catorze anos, quando autorizados pelos respetivos encarregados de educação através de competente termo de responsabilidade, sendo que todas as participações são individuais. A organização informa que esta não é uma prova desportiva, nem uma prova de velocidade, sendo apenas um passeio de bicicleta turístico e cultural. Todos os participantes devem criar um clima de harmonia e entreajuda, rolando a velocidade moderada, que nunca deverá exceder os 30 km/h. Não deverá existir qualquer intuito competitivo entre os participantes, pelo que se apela a que sejam observadas boas práticas de solidariedade para com os que se apresentarem com mais dificuldades, contribuindo deste modo para uma sã camaradagem, bom convívio e apreciação da natureza, das paisagens e dos locais e equipamentos visitados.
O percurso terá uma extensão de 25 Km, iniciando-se impreterivelmente às 9H00 na renovada Praça Doutor José Joaquim Coimbra (Frente ao Dakar) agora apenas passagem pedonal e ciclovia. Atenta à evolução da situação pandémica, a organização estará atenta às orientações das autoridades de saúde, zelando pelo cumprimento de todas as normas em vigor, sendo este um fator de exclusão à participação. O itinerário será o que consta da página web desenvolvida para o efeito anexa para o efeito. A chegada será por volta das 12,00 horas no mesmo local da partida na cidade da Lixa.
Inscrições:
As inscrições decorrerão on-line em cidadedalixa.pt/lbt até ao dia 28 de Junho. As inscrições são individuais e incluem obrigatoriamente nome e apelido, contacto telefónico, correio eletrónico, data de nascimento e concelho de residência.
A inscrição garante seguro de acidentes pessoais de grupo a cada um dos participantes no evento. Há apenas um tipo de inscrição, com um encargo de 10 pedais, que dará direito à participação no passeio e momentos de reforço alimentar, e à T-Shirt do evento que obrigatoriamente terão de vestir durante todo o percurso como garante de passagem em propriedades privadas. Recorda-se que é ainda obrigatório o uso de capacete de proteção.
Os participantes estão obrigados a respeitar o Código da Estrada e a circular nas estradas ou arruamentos destinados ao passeio o mais à direita possível. Não devem, em caso algum, ultrapassar o carro da organização, das autoridades acompanhantes, ou dos guias designados pela organização e devidamente identificados.
A organização declina qualquer responsabilidade por acidentes ou infrações ao Código da Estrada que eventualmente possam ocorrer com os participantes, antes, durante e após a realização do passeio. A organização não se responsabiliza por qualquer dano ou furto dos materiais dos participantes. A organização, sempre que o entender, poderá solicitar a identificação dos participantes. Não poderão ocorrer quaisquer atitudes antidesportivas ou de falta de respeito para com os participantes, elementos da segurança, da organização e utentes da via pública, reservando-se a organização o direito de excluir qualquer participante que demonstre estas posturas ou que aja contra as normais boas práticas desportivas, cívicas e de responsabilidade civil.
Qualquer omissão do presente regulamento será resolvida pela organização, sendo as opções tomadas da sua inteira responsabilidade.

Cidade da Lixa, 5 de Maio de 2022